sábado, 2 de fevereiro de 2008

Livro: O Mistério da Bruxa de Areia Dourada


Autografando suas poesias após a palestra.
Literatura regionalista - Juvenil/adulto
Autor: Josué Gonçalves de Araujo

Em 1950 uma anciã, Nhá Maria, descendente de índios, foi acusada de transformar um garoto de dez anos de idade em pedra de sabão, na pequena cidade de Areia Dourada. A líder do bordel, Dona Mocinha, era sua melhor cliente, razão suficiente para que desagradasse as respeitáveis senhoras do local.
Por interesses políticos, cujo objetivo era provocar um linchamento público, o desaparecimento do garoto foi utilizado para inflamar os moradores que, eufóricos, alimentados por preconceitos morais e supersticiosos, somente se acalmaram quando perceberam a casa da velha em chamas.
Além de Nhá Maria também morreu Luzia, a mãe do garoto, que havia entrado na casa na vã tentativa de salvar sua pobre e velha amiga.
Indiano, um eremita desacreditado da região, profetizou em alta voz que um dia chegaria na cidade um corvo, com forte desejo de vingança.
Três décadas depois, numa madrugada, um helicóptero pousou no centro da cidade, trazendo um poderoso empresário suíço e um mestre chinês perito em Artes Marciais e Taoísmo. A cidade ficou em polvorosa e o único assunto era o ilustre visitante em seu traje preto, hospedado no hotel de Zuza, prefeito de Areia Dourada.
Foi assim que o passado começou a se tornar presente, alterando toda a tranqüilidade dos pacatos cidadãos de Areia Dourada...

Esta é a sinopse da minha história. Alguns personagens existiram e serviram de inspiração para a minha viagem literária. O Mistério da Bruxa de Areia Dourada é ficção, mas às vezes se confunde com algumas lembranças da minha infância.
A primeira e mais bela história que ouvi foi de literatura de cordel, contada pela minha avó. O que eu não faria para reviver aqueles momentos, sentado ao seu lado, junto ao tronco do velho abacateiro sob um céu estrelado...
Josué

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário para o autor. Obrigado